Segurança e tecnologia:

Este blog tem como objectivo principal, promover as boas práticas na internet e sensibilizar as pessoas para ter os cuidados necessários com a mesma. Este blog foi desenvolvido no âmbito de uma actividade da direcção de turma do Professor Marco Cotrim (Turma 10º6) da Escola Básica e Secundária Dr. Angelo Augusto da Silva.

Alguns Hackers conhecidos Mundialmente:

segunda-feira, 21 de março de 2011

Jonathan James:
Crimes: Invasões, criação de backdoors.
Perpetrou seus ataques entre agosto e outubro de 1999. James ganhou notoriedade por ter se tornado o primeiro adolescente a ser mandado para a prisão por atividade hacker. Tinha 16 anos quando fez. Numa entrevista, ele disse: “Eu estava apenas procurando algo para me divertir, desafios que testassem os meus limites”.

As façanhas de James se concentraram em agências governamentais. Ele instalou um backdoor no servidor do Departamento de Combate às Ameaças. A DTRA é uma agência do Departamento de Defesa responsável pelo tratamento de ameaças nucleares, biológicas, químicas e armas convencionais no território dos USA. O backdoor instalado nos computadores do governo permitiu ao hacker o acesso à emails confidenciais e nomes de usuário e senhas de altos funcionários.

Invadiu também os computadores da NASA e roubou o código fonte de um software de 1,7 milhões de dólares. De acordo com o Departamento de Justiça, o software dava suporte à estação espacial internacional, controle de temperatura e umidade e suporte de vida no espaço. A NASA foi forçada a desligar seus computadores, ao custo de 41 mil dólares.James esclareceu que ele baixou o código para complementar seus estudos em programação C, porém desdenhou, “o código era completamente horroroso... e certamente não valia aquele valor todo alegado pela NASA".

Punição: Se fosse um adulto, teria 10 anos de prisão. Ele foi condenado ao banimento dos computadores, porém cumpriu posteriormente 6 meses de prisão por violação aos termos da liberdade condicional. Actualmente, James se julga arrependido e quer, arranjar um emprego numa empresa de segurança.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gary McKinnon:
Crimes: Invasões dos sistemas militares dos USA.
O escocês que usava o nickname “Solo” pernetrou aquele que foi considerado o individuo invadiu o sistema militar de defesa dos USA. Não satisfeito com isto, em 2001 e 2002, ele roubou informações de segurança da NASA e do Pentágono.Aquele que foi considerado o maior hack da história dos computadores.

Punição: Atualmente, ele está em liberdade no seu país natal, aguardando o desfecho de um pedido de extradição dos Estados Unidos, mas está proibido a ter a acesso a computadores que tenham acesso à Internet.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Kevin Mitnick:
Crimes: atividades phreaker, invasões, banker.
Mitnick se tornou conhecido mundialmente como o pai dos hackers. Sua carreira começou aos 16 anos, quando obcecado por redes de computadores, conseguiu invadir o sistema administrativo da sua escola. Para Kevin, o fazer diário dos seus próximos 10 anos de vida foi explorar vulnerabilidades de computadores alheios e sistemas telefônicos.
A grande notoriedade de Mitnick foi alcançada em virtude dele ter cunhado uma nova profissão: hacker em tempo integral. Segundo o departamento de justiça dos USA este terrorista eletrônico, também conhecido como “El Cóndor”, criou inúmeros números telefônicos isentos de contas, apropriou-se de mais de 20 mil números de cartões de créditos de californianos e fugiu do FBI por mais de dois anos, portando somente um telefone e um notebook.
A ruína de Mitnick aconteceu pelas mãos de outro hacker, mas este um hacker do bem, ou ético. Estando atrás de brechas em sistemas telefônicos, El Cóndor se deparou com o computador de Tshutomu Shimomura, que conseguiu invadir no natal de 1994. Na sua qualidade de físico, programador e especialistas de sistemas de segurança do supercomputador de San Diego, Califórnia, o japa ficou fulo de raiva quando se deparou com a marca registrada que Mitnick deixava em cada computador invadido. Deste dia em diante Shimomura dedicou 100% do seu tempo para farejar os traços eletrônicos deixados na rede pelas atividades ilegais de Mitnick. Ao juntar os seus esforços ao FBI que já estava há dois anos na cola do hacker, em uma questão de pouco tempo ele conseguiram rastrear e localizar geograficamente o lugar provisório onde Mitnick se achava alojado.

Punição: Mitnick foi preso em 1988 pela acusação de invasão do sistema da Digital Equipment. Foi condenado por fraude em computadores e pela obtenção ilegal de códigos de acesso à telefonia de longa distância. Complementando a sentença, o hacker foi proibido de usar telefones na prisão, sob a alegação de que o prisioneiro poderia conseguir acesso a computadores através de qualquer telefone. Mediante petição de Mitnick, o juiz o autorizou a telefonar somente para o seu advogado, esposa, mãe e avó, sob a severa vigilância de um carcereiro.

Actualmente, Mitnick é um honesto consultor sênior e presta auditorias de segurança para empresas através da sua empresa MitnickSecurity.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Michael Calce:
Crimes:
perpetrador de ataques do tipo DOS (Denial of Service Attack, ataque de negação de serviços).
Em fevereiro de 2000, vários dos mais importantes serviços online dos USA, tais como eBay, Yahoo e Amazon sofreram ataques DOS, que derrubaram os servidores e causaram 1,7 milhões de dólares em prejuízos. Porém havia alguma chance destes sites saberem quem foi o autor dos ataques? Certamente que não, caso ele não tivesse trombeteado aos sete ventos a sua façanha. Apareceu nos chats e fóruns um tal de MafiaBoy assumindo os feitos e se gabando perante os seus colegas de escola. Partir do perfil fake MafiaBoy e chegar ao Michael Calce foi só uma questão de tempo para os serviços anti-crimes eletrônicos, que pacientemente monitoraram os rastros das suas atividades, até chegarem à sua casa.

Punição: Apesar de ter sido indiciado inicialmente, posteriormente Calce se livrou de todas as acusações que pesavam sobre ele. O seu advogado defendeu a tese de que a “criança” estava apenas “testando” os sistemas de segurança das empresas atacadas. A Corte de Justiça de Montreal o sentenciou em setembro de 2001 a 8 meses de prisão de detenção num centro de reabilitação juvenil, um ano de liberdade condicional e restrições no uso da Internet.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

0 comentários:

Enviar um comentário