Segurança e tecnologia:

Este blog tem como objectivo principal, promover as boas práticas na internet e sensibilizar as pessoas para ter os cuidados necessários com a mesma. Este blog foi desenvolvido no âmbito de uma actividade da direcção de turma do Professor Marco Cotrim (Turma 10º6) da Escola Básica e Secundária Dr. Angelo Augusto da Silva.

Definição Geral de Hacking

O que é o Hacking?

Originalmente, e para certos programadores, hackers são indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.
Existe uma Ética Hacker. Equivocadamente é usada referindo-se a pessoas relativamente sem habilidade em programação e sem ética, como criminosos que quebram a segurança de sistemas, agindo ilegalmente e fora da ética hacker. O problema é quando os crakers e script kiddies são referidos como hackers pela imprensa, por falta de conhecimento, gerando uma discussão sem fim.
Nesse sentido, os hackers seriam as pessoas que criaram a Internet, fizeram do sistema operacional Unix o que ele é hoje, mantêm a Usenet, fazem a World Wide Web funcionar, e mantém a cultura de desenvolvimento livre conhecida atualmente. É comum o uso da palavra hacker fora do contexto electrónico/computacional, sendo utilizada para definir não somente as pessoas ligadas a informática, mas sim os especialistas que praticam o hacking em diversas áreas.


Muitas pessoas confundem o Termo de “hacker” com “cracker”, realmente são de certa forma muito parecidos.
Hacker: São pessoas que utilizam os seus conhecimentos de forma legal.
Exemplos: Fazem programas como Paint.Net, Photoshop, Microsoft Office.

Cracker: São pessoas que utilizam os seus conhecimentos de forma ilegal.
Exemplos: Fazem Programas para tirar Softwares, Criam “cheats” (batota) entre outras coisas.


Tipos de Hackers
Existem diversos tipos de Hackers dependendo das suas preocupações.


White hat (Chapéu Branco) – Utilizam os seus conhecimentos com o principal interesse em segurança., isto é, procura a exploração e detecção de erros e de conceitos, isto dentro da lei.

Gray hat (Chapéu Cinzento) – Utilizam os seus conhecimentos de certa forma parecidos com os de White hat mas ás vezes usam os seus conhecimentos para fins menos nobres, isto é quebram ás vezes as leis.

Black Hat (Chapéu Preto) – Estes são considerados como o “lado negro de um hacker ou “Hacker do lado negro”, isto é, Hacker Criminoso, que quebram as leis, abusam dos seus limites.

Newbie (Novato) – Este Indica que é uma pessoa nova na área, que ainda não tem grandes habilidades, mas podem ter bons recursos de conhecimento.

Lamer ou Lammer (n/a sinónimos) – São Pessoas arrogantes que pensam que sabem quando no entanto não tem grandes conhecimentos e pensamentos de maus fins.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/