Segurança e tecnologia:

Este blog tem como objectivo principal, promover as boas práticas na internet e sensibilizar as pessoas para ter os cuidados necessários com a mesma. Este blog foi desenvolvido no âmbito de uma actividade da direcção de turma do Professor Marco Cotrim (Turma 10º6) da Escola Básica e Secundária Dr. Angelo Augusto da Silva.

Definição Geral de Vírus Informático

O que é um vírus?

Um vírus é um código de computador que se anexa a um programa ou arquivo para poder se espalhar entre os computadores, infectando-os à medida que se desloca. Ele infecta enquanto se desloca. Os vírus podem danificar seu software, hardware e arquivos.
Vírus (s. m.) Código escrito com a intenção explícita de se auto duplicar. Um vírus tenta se alastrar de computador para computador se incorporando a um programa hospedeiro. Ele pode danificar hardware, software ou informações.
Assim como os vírus humanos possuem níveis de gravidade diferentes, como o vírus Ebola e o vírus da gripe, os vírus de computador variam entre levemente perturbador e totalmente destrutivo. A boa notícia é que um verdadeiro vírus não se dissemina sem acção humana. É necessário que alguém envie um arquivo ou envie um email para que ele se alastre.
Aqui poderá encontrar a descrição geral da variedade de vírus informático que poderá encontrar durante as suas horas gastas a navegar na Internet.
-
  • Spyware – Estes tipos de vírus estão desenhados para memorizar palavras e números tais comos passwords e números de cartões de credito.
  • Trojan Horse – Provavelmente o vírus mais conhecido, ilude o usuário do computador, fazendo-se passar por uma acção desejável antes de se executar ou instalar. Os danos que este tipo de vírus pode causar ao Computador varia de trojan horse para torjan horse, mas no geral rouba informação e danifica o sistema.
  • Keylogger – Este é mais difícil de remover através de acção de um anti-virus, É um programa desenhado para violar a privacidade do utilizador alvo por todas as maneiras possíveis. Alguns chegam mesmo a tirar screenshots ( ou fotos do ecrã) .
  • Adware – São os com menos risco envolvido, estão desenhados para publicidade em geral, publicando informações como o mail de utilizador para outras companhias para aumentar a sua publicidade.
  • Worms - Um worm, assim como um vírus, cria cópias de si mesmo de um computador para outro, mas faz isso automaticamente. Primeiro, ele controla recursos no computador que permitem o transporte de arquivos ou informações. Depois que o worm contamina o sistema, ele se desloca sozinho. O grande perigo dos worms é a sua capacidade de se replicar em grande volume. Por exemplo, um worm pode enviar cópias de si mesmo a todas as pessoas que constam no seu catálogo de endereços de email, e os computadores dessas pessoas passam a fazer o mesmo, causando um efeito dominó de alto tráfego de rede que pode tornar mais lentas as redes corporativas e a Internet como um todo. Quando novos worms são lançados, eles se alastram muito rapidamente. Eles obstruem redes e provavelmente fazem com que você (e todos os outros) tenha de esperar um tempo maior para abrir páginas na Internet. Worm (s. m.) Uma subclasse de vírus. Um worm geralmente se alastra sem a acção do usuário e distribui cópias completas (possivelmente modificadas) de si mesmo através das redes. Um worm pode consumir memória e largura de banda de rede, o que pode travar o seu computador. Como os worms não precisam viajar através de um programa ou arquivo "hospedeiro", eles também podem se infiltrar no seu sistema e permitir que outra pessoa controle o seu computador remotamente. Exemplos recentes de worms incluem o worm Sasser e o worm Blaster.

FONTE: www.microsoft.com