Segurança e tecnologia:

Este blog tem como objectivo principal, promover as boas práticas na internet e sensibilizar as pessoas para ter os cuidados necessários com a mesma. Este blog foi desenvolvido no âmbito de uma actividade da direcção de turma do Professor Marco Cotrim (Turma 10º6) da Escola Básica e Secundária Dr. Angelo Augusto da Silva.

Descrição Geral de Net-Etiqueta

O Básico da Net Etiqueta

Tal como no mundo real existem regras de "Etiqueta" e "Boas Maneiras", também no Mundo Virtual existem regras de conduta.

A Net Etiqueta define todo o tipo de comportamento de um usuário dentro da Internet, nomeadamente na comunicação virtual, e por conseguinte, também, dentro de uma rede de IRC.
A fim de sermos bem recebidos no ambiente virtual em que pretendemos circular, convém respeitar os seguintes itens:

- Não gritar (Gritar é escrever em maiúsculas, usando o CAPS LOCK).
- Respeitar para ser respeitado.
- Tratar os outros como gostamos que nos tratem.
- Usar os "Smiles ou Emotcions"  para evitar mal-entendidos.
- Evitar, nos canais, comentários sobre sexo, religião e política, a menos que estes sejam os assuntos em discussão.
- Evitar também escrever em caixa alta (quote), a não ser que pretenda ressaltar as suas palavras ou opiniões.
- Não expulsar alguém da conversa, por inconveniência, (com excepção dos Hackers, Crackers, …). Usar a força das ideias lembrando-se que ser democrata é dar a palavra a quem tem opiniões divergentes das nossas.
- Não responder de forma bruta, mesmo que usem palavras ou comentários ofensivos connosco. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles... Porém, quando a pessoa não merecer a nossa atenção por falta de modos, devemos simplesmente ignora-la ou coloca-la na "Ignore List".

- Apesar de estarmos num ambiente virtual, não somos obrigados a suportar má educação.
- Devemo-nos lembrar que o e-mail é um meio rápido de trocar de mensagens, onde brevidade e objectividade são fundamentais. Para tal é bom não enviarmos ficheiros num anexo sem autorização prévia do destinatário. Devemo-nos ainda certificar de que eles não serão nem demorados para se receber, nem complicados para se visualizar, isto é, que não requeiram um aplicativo de uso pouco disseminado.
- Mais importante ainda: No caso de enviar algum aplicativo do tipo executável, (.exe) ou gerado por editores de texto, tipo word ou excel, é conveniente certificarmo-nos que esse arquivo está livre de vírus e afins. No caso de dúvida ou se não puder testar o arquivo com um anti-vírus actualizado, é melhor não enviar. (Os arquivos que contenham fotos ou figuras podem ser enviados sem medo, pois os mesmos não são hospedeiros de vírus e afins).

Encontrado na Wikipedia e http://comunicacaovirtual.no.sapo.pt/netetiqueta.htm